Modelos "Sonobe"

Minha irmã me apresentou essa peça de madeira:

Me fez lembrar dos Modelos Sonobe que eu vou apresentar agora:



Os Modelos Sonobes são popularmente conhecidos, pelo fato de que as peças são muito fáceis de se fazer (não usam cola) e que pode-se criar Sonobes de diferentes tamanhos com um determinado número de peças (os mais comuns são 3, 6, 12 e 30 peças, mas eu já vi a foto de um que foi feito com 120 peças o.o e eu também já criei Sonobes com 9 e 27 peças). Ele recebe esse nome em homenagem ao seu criador: Mitsonobu Sonobe.

------------

DIAGRAMA

Existem esses videos criados pelo Roberto do blog Origaming:


Módulo: http://www.youtube.com/watch?v=RLKTwAYW12E

3 peças: http://www.youtube.com/watch?v=xMR-2gmW6zE

6 peças: http://www.youtube.com/watch?v=aoV85961Qr8

12 peças: http://www.youtube.com/watch?v=zYodu57bSJY

Agora, para o modelo de 30 peças, eu não recomendo um diagrama, mas sim um livro, de Tomoko Fuse: Floral Globe, que ensina a fazer diversos modelos com base nos módulos Sonobe (os Sonobes presentes nesse post foram feitos baseado no livro, acho que o efeito ficou melhor ^^)

Link para Download: http://www.4shared.com/file/41064713/f6b893b2/Floral_globe_kusudama_.html?s=1

-----------

DICAS

Nº de Peças: 3 a 900 (já vi um modelo de 900 peças se mal me lembro)

Dica: Se fizer um modelo de 27 peças, no final aparece um hexágono.

-----------

Estou tão feliz! Hoje fiz meu 10º Kusudama e em breve estarei colocando-o aqui. (A formatação deste post não ficou legal, não sei porque :/)

Boas Dobras!

5 comentários:

Roberto Colombo disse...

Uhuuu!
Adoro Sonobes!
Parabéns pelas kusudamas! Comecei com uma e não parei até hoje! ;)
Abraço!

Dizzy^_^ disse...

Nossa, mto legal essa peça de madeira, e seus sonobes são muito lindos, qdo eu fiz meu primeiro, quase tive um ataque na hora de colocar a última peça, mas não desisti.
Ah, e obrigada por me add^^
Dizzy^^

May disse...

Olá Tales! Muito obrigada pelos elogios! Seu blog tb esta muito legal com todas essas dicas!!adorei as peças em madeira!!!!!Ok vou te linkar tb! Bjus!

Déli disse...

Caramba, incrível aquela peça de madeira! o.o

...e... poxa, meu livro da Tomoko ficou no pc q pifou -.-

lá tem mta coisa boa msm, essa semana fui dar uma olhada na livraria, pq quero comprar, mas não tinham disponível...

um dia arrumo um...

*e eu tô tentando imaginar como fica um sonobe de 900 peças...

^^

Lylie Mariano disse...

Oi!!!
Eu adoro esses quebra cabebeças de madeira. Eu gosto do Sonobe mas nunca fiz um... Acho que é porque prefiro os kusudamas mais cheios de fru-fru :D

Beijos!!