Aprendendo Kirigami

Oi Pessoal!

Gostaram do Big/Little Star? Espero que sim, quero ver as peças prontas logo...

Bom, eu moro em São Bernando do Campo, SP e hoje dia 20 é aniversário da cidade! Tempinho para eu relaxar e fazer outras artes que eu adoro: Escrever e desenhar!...

Mas enquanto a inspiração não volta do seu passeio, venho aqui mostrar essa peça que eu aprendi a fazer no meu curso de Artes Plásticas:

Kirigami (Kiri = Cortar / Kami (gami) = Papel) é basicamente a arte do recorte de figuras em papel para a confecção de peças arquitetônicas tridimensionais (muito popular entre cartões). Meu professor me mostrou um livro de não sei quem no momento e tinha cada coisa bonita, e o interessante é que chega até a ser mais fácil fazer um Kirigami do que um Origami simples como o Pégasus, mas também depende muito do modelo (esse aí eu tirei o molde do barco, o céu e o mar foram personalizados por mim). Quem tiver curiosidade pelo Kirigami, pode procurar por Naomi Uezo, uma das mais talentosas artistas em Kirigami brasileiro, não existem limites para cortar o papel...

Vou dar um resumo bem básico de como fazer um Kirigami:

1 - Primeiro precisamos de um molde, eu vou dispor o link para o download de um livro com moldes: http://rapidshare.com/files/131996238/Livro_2_kirigami.pdf

2 - Os materiais:
* Estilete
* Papel (Sulfite não é o melhor papel para fazer Kirigami, papéis como cartolina ou mais duros são bem melhores)
* Alguns Kirigamis também exigem uma certa parte de costura para permanecerem em pé, mas eu não sei como faz isso.

3 - Tendo o molde e os materiais, é hora de decifrar como fazer um Kirigami, um molde de Kirigami possue 3 tipos de linhas:

* (Linha reta ou curva forte) _______________ = quando essa linha estiver num diagrama, representa área de corte com o estilete
* (Linha reta ou curva tracejada) - - - - - - - - - - = quando essa linha estiver num diagrama, representa área de vinco interno (DOBRA VALE), então Não cortar esse tipo de linha!
*
(Linha reta ou curva pontilhada) . . . . . . . . . . . . = quando essa linha estiver num diagrama, representa área de vinco externo (DOBRA MONTANHA), então Não cortar esse tipo de linha!

Seguindo esse básico já dá para construir um Kirigami ;)

É claro que o primeiro não vai sair aquela perfeição, mas Tudo é fácil se feito com boa vontade! (retirei de um anime esssa frase xD)

Bons Cortes e Boas Dobras!

8 comentários:

Dizzy^_^ disse...

Oi, eu queria agradecer por disponibilizar um passo-a-passo do big little star, deve ter dado um trabalhão, e por disponibilizar o livro com moldes para kirigami^^.
Então, MUITO OBRIGADA^_^
Bjus e muitas dobras^^
Dizzy^_^

Angelina disse...

Ah! É mesmo! A gente tem q ter persistência em td o q fazemos. Mesmo q dê errado na primeira, na segunda, na terceira... como já aconteceu comigo, td é válido pq a gente vai aperfeiçoando, né?

Obrigada por ter disponibilizado o molde!

Até!

Lylie Mariano disse...

Oi Thales!!

Muito obrigada pelos elogios!!! Eu adoro Kanji! É meio que um sonho aprender! Por enquanto só reproduzo... rs
Ainda be que vc reconheceu os kussudamas. Quer dizer que tá bom né :) Ainda vou aprender kirigami também, muito obrigada por ter disponibilizado!

Beijos!

Viviane Lima disse...

Olá Thales!!!olha só graças a suas explicações foi facil fazer o Astra, é muiiiitoooo lindo, é impressionante como tudo tem sua vez, achava lindo o astra, e agora consegui fazer; muito obrigado.
também tenho um blog, e se puder da uma passadinha lá e sinta-se em casa; posso te linkar?
bjinhos dobrados pra vce. ;) ^^

Lilian disse...

Obrigada pela dica das dobras e pelo link do livro.

Ellen disse...

Adorei os seus trabalhos e obrigada por compartilha-los. Gostaria de uma ajuda se possível. Vi este kirigami do barquinho e achei perfeito e queria usá-lo como convite num chá de bebê da minha amiga que terá como tema marinheiro. Será que você poderia me passar o molde e o passo a passo dele? obrigada desde já.
Meu email é ellenmmartins@yahoo.com.br

Inclusao digital para alunos muito especiais disse...

Achei muito legal seu blog, gostaria de seguui-lo!

Meu blog é claudiapaniago.blogspot.com, sou professora de uma escola estadual e quero trabalhar kirigami com meus alunos.

**Bianka** disse...

Geente, eu to procurando moldes a dias e nao encontro, entrei no blog por acaso. E encontrei o que eu mais queria MOLDES. Mas eu nao estou conseguindo fazer o Dawnload, alguem poderia me passar por e-mail os moldes do livro, ou o proprio livro anexado no e-mail, caso voces se dispolibilizarem meu e-mail é : bigea@hotmail.com.

Obrigada pessoal :D