Gueixa


RUMO AS 2000 PESSOAS!
Nossa, não estou tempo nem mesmo para mim, quanto mais dar uma olhada nos outros blogs, nos blogs que tenho Feed, sempre que tem uma mensagem nova, eu marco com um "~>novo", pra postar o comentário, mas aí vem aqueles projetos e imprevistos da vida e deixo lá, apesar de não postar comentário, saibam que eu aprecio muito as obras de todo mundo ^^
Bom, está aí minha Gueixa, umas pecinhas irregulares tornaram possíveis a criação (é a minha primeira, por isso não está ao nível das outras que vejo por aí).

DIAGRAMA


O blog Origami e Arte também mostrou como fazer...
-----
Boas Dobras!

Kusudama Kantenmodul

Nº de Peças: 12 ou 30

Fiquei um tempinho decidindo qual colocaria aqui (já mostrei quase todos os origamis que eu fiz, hora de trabalhar no origami de novo!)
Imagine a Sakuradama e o Big/Little Star por exemplo, o Kantenmodul é como se fosse a base da peça (estou sendo metafórico, mas acho que deu pra entender o que eu quis dizer). 30 peças formam uma bola e 12 formam um prisma (como qualquer outro desse tipo). Para quem não gosta de colar, esse não usa cola. Eis o resultado.

DIAGRAMA

Está disponível nesse site russo:
http://kusudamas.narod.ru/kantenmodul.html

-------------

Estou tirando a parte das dicas (já não gostava muito delas). Pretendo atualizar a cada 3 dias agora.

Boas Dobras!

Rosa-Cubo

Após uma semana com novidades, hora de tirar alguns projetos do baú.
Magic Rose Cube, numa hora um cubo e em outra uma flor. Bonita, não é?
Bom, como eu sou muito fã de histórias, poesias e coisas góticas e darks, aquela obscuridade bem no estilo medieval, eu fiz uma Dark Rose:



Esse é o bom do Origami, ele pode criar o que não existe!

DIAGRAMA

Nesse site você encontra desde a montagem das peças até a parte de encaixar:

DICAS

Nº de Peças: 6
Dica: Cuidado na hora e abrir o cubo, a montagem também existe técnica

Fiquei de fazer uma pra minha amiga, mas na cor azul :)

Boas Dobras!

Folclore e Origami (Unindo ainda mais o Brasil com o Japão)

Dia 22 de agosto é o dia em que comemoramos o Folclore brasileiro (apesar de não ser tão fã da cultura brasileira, é sempre bom mostrarmos da nossa cultura (a original, a que não foi modificada por outros grupos étnicos) para o mundo).

Para comemorar, achei essa lenda folclórica, se chama Mulher da Meia-Noite:

A Mulher da Meia Noite, também Dama de Vermelho, Dama de Branco, é um mito universal. Ocorre nas Américas e em toda Europa.

É uma aparição na forma de uma bela mulher, normalmente vestida de vermelho, mas pode ser também de branco. Alguns dizem, que é uma alma penada que não sabe que já morreu, outros afirmam que é o fantasma de uma jovem assassinada que desde então vaga sem rumo.

Na verdade ela não aparece à meia-noite, e sim, desaparece nessa hora. Linda como é, parece uma jovem normal. Gosta de se aproximar de homens solitários nas mesas de bar. Senta com ele, e logo o convida para que a leve para casa. Encantado com tamanha beleza, todos topam na hora. Eles caminham, e conversando logo chegam ao destino. Parando ao lado de um muro alto, ela então diz ao acompanhante: "É aqui que eu moro...". É nesse momento que a pessoa se dá conta que está ao lado de um cemitério, e antes que possa dizer alguma coisa, ela desaparece, e nessa hora, o sino da igreja anuncia que é meia noite.

Outras vezes, ela surge nas estradas desertas, pedindo carona. Então pede ao motorista que a acompanhe até sua casa. E, mais uma vez a pessoa só percebe que está diante do cemitério, quando ela com sua voz suave e encantadora diz: "É aqui que eu moro, não quer entrar comigo...?".

Gelado da cabeça aos pés, a única coisa que a pessoa vê, é que ela acabou de sumir diante dos seus olhos, à meia-noite em ponto.


-------------------

O que isso tem haver com origami? Bom, essa lenda combina muito bem com esse origami:

Fonte original da foto: http://www.pajarita.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=18&highlight (no site você encontra fotos de outros modelos desse mesmo origami)

A DAMA, Adaptação de Aníbal Voyer (disponível no livro Seres de Ficcion: El lado oscuro de la papiroflexia), realmente é linda, não é? Mas é muito díficil de se fazer (eu já tentei e nunca consegui), para se ter idéia, você tem que dividiro quadrado em 32 colunas e 16 fileiras (fazendo as contas, no final aparecem uns 150 quadradinhs no papel). Um dia quem sabe eu apareça com uma pronta aqui...

DIAGRAMA

O livro (78MG - Retirado da comunidade do Orkut):

http://www.4shared.com/file/55824408/5b01c502/Anibal_Voyer_-_Mario_Netto_-_Seres_de_Ficcion__El_lado_oscuro_de_la_papiroflexia__completo.html

O Diagrama da Dama:

http://rapidshare.com/files/139398921/Dama.pdf.html

DICAS

Nº de Peças: 1 quadrado
Dica: O quadrado não precisa ser tão grande, mas melhor que seja acima de 20x20cm

---------

Alguns observam A Dama como um anjo... para mim não é... e para você ela é o que?

Boas Dobras ^^

Aprendendo Kirigami

Oi Pessoal!

Gostaram do Big/Little Star? Espero que sim, quero ver as peças prontas logo...

Bom, eu moro em São Bernando do Campo, SP e hoje dia 20 é aniversário da cidade! Tempinho para eu relaxar e fazer outras artes que eu adoro: Escrever e desenhar!...

Mas enquanto a inspiração não volta do seu passeio, venho aqui mostrar essa peça que eu aprendi a fazer no meu curso de Artes Plásticas:

Kirigami (Kiri = Cortar / Kami (gami) = Papel) é basicamente a arte do recorte de figuras em papel para a confecção de peças arquitetônicas tridimensionais (muito popular entre cartões). Meu professor me mostrou um livro de não sei quem no momento e tinha cada coisa bonita, e o interessante é que chega até a ser mais fácil fazer um Kirigami do que um Origami simples como o Pégasus, mas também depende muito do modelo (esse aí eu tirei o molde do barco, o céu e o mar foram personalizados por mim). Quem tiver curiosidade pelo Kirigami, pode procurar por Naomi Uezo, uma das mais talentosas artistas em Kirigami brasileiro, não existem limites para cortar o papel...

Vou dar um resumo bem básico de como fazer um Kirigami:

1 - Primeiro precisamos de um molde, eu vou dispor o link para o download de um livro com moldes: http://rapidshare.com/files/131996238/Livro_2_kirigami.pdf

2 - Os materiais:
* Estilete
* Papel (Sulfite não é o melhor papel para fazer Kirigami, papéis como cartolina ou mais duros são bem melhores)
* Alguns Kirigamis também exigem uma certa parte de costura para permanecerem em pé, mas eu não sei como faz isso.

3 - Tendo o molde e os materiais, é hora de decifrar como fazer um Kirigami, um molde de Kirigami possue 3 tipos de linhas:

* (Linha reta ou curva forte) _______________ = quando essa linha estiver num diagrama, representa área de corte com o estilete
* (Linha reta ou curva tracejada) - - - - - - - - - - = quando essa linha estiver num diagrama, representa área de vinco interno (DOBRA VALE), então Não cortar esse tipo de linha!
*
(Linha reta ou curva pontilhada) . . . . . . . . . . . . = quando essa linha estiver num diagrama, representa área de vinco externo (DOBRA MONTANHA), então Não cortar esse tipo de linha!

Seguindo esse básico já dá para construir um Kirigami ;)

É claro que o primeiro não vai sair aquela perfeição, mas Tudo é fácil se feito com boa vontade! (retirei de um anime esssa frase xD)

Bons Cortes e Boas Dobras!

Passo-a-Passo - Big/Little Star

ALELUIA!
Depois de tanto trauma, finalmente posso em paz colocar o diagrama dele.
Mas ainda quero que vocês possam me desculpar, primeiro pelo tempo (creio que muitos ficaram empolgados com o diagrama), e segundo pelo jeito que disponibilizo o diagrama.
O que aconteceu, eu ia colocar todas as fotos numa postagem, mas esse blogger que é um tremendo de um [essa sentença foi censurada pelo autor] só estava fazendo link de ampliação (eu coloco fotos pequenas e link para ampliá-las, vocês podem ver isso no Astra) para somente as primeiras 5 fotos (o diagrama tem 20), isso me deixou LOUCO! E eu muito burro tinha apagado o rascunho... Minha segunda idéia foi upa-las par aum link próprio, o que não deu certo porque esse blogger que é [essa sentença foi censurada pelo autor] também não deixou as fotos bonitas para a postagem. Minha terceira idéia é a quem eu vou usar:
Juntei as fotos e as instruções de como montar em um arquivo ZIP e upei ele no Rapidshare, não queria que fosse assim, mas...

Link para baixar o arquivo: http://rapidshare.com/files/138135576/Big.Little_Star_-_Diagrama.zip.html

Quem estiver disposto a me explicar como upar fotos com o link de ampliação, estou disposto a ouvir (podem ver que nos Feeds do blog, tem uma mensagem temporária e outra mensagem com o antigo diagrama, vejam e aí vocês vão entender o que eu quis dizer).
Agradecer pela paciência e mais uma vez desculpas pelas confusões...

Bom, agora quero ver as lindas obras de vocês ^^

Boas Dobras -.-

REVELADO - Kusudamas Southern Cross e Big/Little Star

VIVA! CHEGARAM AS 1000 PESSOAS!
Como prometido, aí vai a surpresa:


A caixa misteriosa se abre, revelando seus segredos...

PUUF! Depois de tantas estrelas saírem de dentro, a verdadeira surpresa aparece...
(Nota: A caixa é pequena, então pense que algo místico aconteceu XD)


Este é o Southern Cross


E este é o Big/Little Star (vou explicar o nome)

Parecem até irmãos não é? Apesar do nome, é claro.
Adivinhem quem os criou... A Mio Tsugawa! Do Atelier Puupuu

É, eu estraguei a surpresa divulgando no Orkut o que seria (errinho técnico, foi mal XD). São lindos na parte final, mas requer bastante tempo para montá-los. As peças precisam de cola, mas o que acontece, a peça é tão forte (para qualquer papel), que nem cola simples funciona, fazendo-nos recorrer a métodos alternativos, para ter idéia, o Big/Little Star está colado com COLA QUENTE e o Southern Cross está preso por GRAMPEADOR e FITA XD. O nome está Big/Little Star porque você pode escolher o tamanho da parte da estrela (este da foto é Big). Este eu acho que poucos conheciam, eis os resultados, estava doido para mostrá-los aqui ^^

DIAGRAMAS

Para o Southern Cross, o blog Origami by Detynha já havia postado o diagrama em Março.
Postagem: Aqui

Para o Big/Little Star, eu fiz o diagrama e vai ser postado aqui, mas infelizmente as 1000 pessoas chegaram um pouquinho tarde, estou indo viajar e não deu tempo de dar os toques finais para o diagrama, mas olhando para o Southern Cross, já dá para notar como se faz o Big/Little Star.

Bom esperem só mais um pouquinho até eu postar o diagrama

Boas Dobras!

Muito ajuda quem se prepara...

Essa aqui é ótima para quem não consegue encontrar diagramas na Internet...
Vamos usar o sistema de Database.
Database é um banco de dados, ou seja, um conjunto de informações organizado e fácil de acessar, no caso do Origami não é diferente.
Vou mostrar para vocês dois Databases de Origamis:
1º: Origami Central: Lookup Origami Model Diagrams (Apresenta um Database simples).
2º: Origami Database - Search for Model Diagrams (Apresenta um Database personalizado e alguns poucos diagramas, galerias, informações extras e fotos dos modelos).
- Como funcionam os Databases de Origami:
Digamos que eu gostaria de ter o diagrama de X modelo. Em qualquer um dos sites se eu pesquisar por ele, ele vai me mostrar esses três dados principais:
+Nome do Modelo
+Autor (porque existem adaptações)
+Um livro em que o modelo foi publicado
Se você pesquisar pelo Modelo Sonobe por exemplo, você vai encontrar o original de Mitsunobu Sonobe e cópias como as de Tomoko Fuse.
Tendo o nome do livro em mãos, é só pesquisar mais um pouco para achar ;)

Agora ficou bem mais fácil de pesquisar, não é?

Boas Pesquisas e Boas Dobras!

Caixa - Tomoko Fuse

Para a parte de Origamis Modulares que não são Kusudamas, montei essa caixa...
Bonita, não é?
Mas... o que será que tem dentro? Quer tentar adivinhar?
Certamente é um Kusudama que ninguém tem ou que poucos conhecem, só revelo o que é quando o blog tiver 1.000 visitas

DIAGRAMA

A Tchami do Origami by Tchami explica como fazer a base e a tampa
Caixa: Aqui
Tampa: Aqui

DICAS

Nº de Peças: 8
Dica: Por se tratar de uma caixa, eu acho melhor usar um papel mais duro que o sulfite (mais de 80 g/m²)

O jogo está aberto, aguadem ;)
Boas Dobras!

Kusudama "Tem Tem Temari"

Novidades? Nenhuma!
Bom, o que falar do Tem Tem Temari? O que faz com ele tenha seu lugar aqui no blog?
Bom pra começar, ele é um dos poucos que dá para fazer com 24 peças (o outro jeito possível é com 30). Num período de tempo, a Mio Tsugawa (a dona do Atelier Puupuu) fez um jogo no seu site, as 200 primeiras pessoas a deixarem comentários com suas obras ganhavam o diagrama dele, tanto que depois disso ele deixou a seguinte mensagem: These model's diagram was present for the person who requested at the game in Mar,2008. The distribution had been already finished, but this is licensed under the Creative Commons license. You may obtain this copy somewhere if you are lucky. Possibly the kind person who has already gotten this may give a copy to you...maybe...??If you really want, you can buy it in Puupuu Shop. (Este modelo estava presente para a pessoa que o solicitou no jogo de Mar, 2008. A distribuição já havia sido concluída, mas esta é licenciado sob a licença Creative Commons. Você pode obter esta cópia em alguns lugares se tem sorte. Possivelmente a pessoa que já tenha obtido pode dar uma cópia para você ... talvez ...?? Se você realmente quiser, você pode comprá-lo em Puupuu Shop). Agora tem outro jogo no site, detalhes Aqui

DIAGRAMA

Como a Mio disse, temos sorte ^^. A Fabiana do Devilyn's Creations dispôs no seu blog:
Postagem: Aqui

DICAS

Nº de Peças: 24 ou 30 ou qualquer múltiplo de 30 como 60 ou 120
Dica: Use cola

É isso? Acho que sim.
Boas Dobras ^^

Pégasus Alternativo

Chegou fim de semana! Não que eu não goste de estudar, mas esse veio em boa hora :)
Fiz esse Pégasus a um bom tempo atrás e achei a foto dele no meio do computador, coloquei no orkut e estou colocando aqui. Eu nunca consegui fazer o Pégasus de Aníbal Voyer, mas então achei esse no youtube e ví que era mais fácil (pois usa as dobras do tsuru), mas também foi díficil fazer esse aí, porque na época o único vídeo que tinha explicava de uma forma bem resumida, o que exigia muita atenção, mas agora alguém fez o passo-a-passo em 20 minutos, o que o torna bem mais fácil de fazer

DIAGRAMA

Eu aprendi com esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=e986nZbXpBk

Mas agora existem esses dois que explicam de uma forma um tanto... LENTA DEMAIS
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=jxTFt6UfsdA&feature=related
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=GXkeqFjbZJs&feature=related

DICAS

O que é necessário? Apenas um quadrado!
Nos vídeos eles utilizam papel sulfite A4, é um bom tamanho sendo que ele fica com 8cm de altura no final.

A todos os pais, feliz dia dos pais :)

Boas Dobras!

Passo-a-Passo - Astra

Como disse na postagem anterior, preparei uma surpresa para o blog, aqui está ela, uma explicação de como fazer o Modelo Astra.

Porquê o Astra? Por que sua montagem é extremamente simples, mas muitos (até eu) tem dificuldade de montar as partes finais, também acho que o Astra é um Modelo muito bonito, acho que todos tem que fazer pelo menos um ^^

Vamos lá então:

Antes de começar, eu gostaria de destacar essa parte. Lembram-se do Loop? Pois então, a montagem do Astra é igualzinha a dele, alterando somente a parte final, então, na parte 13 do tutorial (Aqui) ele pede para dobrar a sobra para fora, mas eu dobro ela para dentro, como indica a flecha, desse jeito, não existem muitas complicações na hora de fazer a parte final.

Bom, seguindo o tutorial, esse é o resultado do passo 21

Seguindo o tutorial, esse é o resultado dos passos 22 até o 24 (está vendo o Passo 25? Eu irei explicá-lo um pouquinho mais para baixo).

Para fazer a parte 26, levante todas as partes (aí está com fita para mostrar melhor).

Pegue uma parte dobrada

E agora, vamos "literalmente" puxá-la para fora

(Zoom), Nessa parte você deve perceber que existem uns vincos (em vermelho na foto), dobre-os, a fim de fazer um "raio de sol"

Desenvolvendo a dobra.

Resultado da dobra dos vincos.

Agora vamos fazer o segundo "raio de sol", faça que nem o primeiro (os vincos em vermelho)
Resultado da dobra dos vincos
O Passo 25 pede para fazer umas dobras que quase ninguém entende, se quiser faze-las, faça-as antes de começar a fazer os "raios de sol", mas mesmo sem esses vincos é fácil de fazer o terceiro "raio de sol", após tê-lo feito, faça isso em todo o resto do Astra

E está pronta sua peça do Astra ^^

Espero que esse passo-a-passo tenha ficado bem explicado, até que foi divertido fazê-lo. Comentem e deêm dicas de qual vai ser o próximo passo-a-passo.
Desculpem-me, mas algumas fotos não dá pra aumentar o tamanho :/ Mas não dificulta o entendimento em si.

Boas Dobras!

Modelo Astra


Oi Pessoal!

O Astra (ou Acta) é um lindo Modelo, a história dele foi estranha: enquanto eu mexia nas coisas (do meu pai) eu achei uma cor de papel interessante que eu não tinha, para testá-la, eu fiz as peças triângulares desse Astra e aí eu não parei de usar essa cor (até eu comprar meu novo bloco de cores). Mas infelizmente, depois de tantas quedas no chão, as "flores" do Astra abriram :/, mas eu penso em colocar miçangas no meio dele para deixa-lo com uma melhor aparência. As peças são simples de fazer, mas é necessária atenção na hora da montagem delas...

DIAGRAMA

Neste site russo, as dimensões para as peças são:
Peça "flor": 1 quadrado
Peça "triângular: 1/2 do quadrado usado para flor
Ex: Se eu usar para a flor um papel de 10cmx10cm, a peça triângular deverá ser 5cmx10cm

DICAS

Nº de Peças: 14 (6 "flores" e 8 "triângulares)
Dica: Por experiência própria, evite fazê-lo com papel muito pesado (pesado quando eu quero dizer é o sulfite), mas se fizer com sulfite, uma boa base de apoio na hora de expor ajuda.

AGUARDEM, dia 8 terei uma surpresinha aqui no blog, relacionado ao Astra ^^

Boas Dobras!

Kusudama Sea Star


Vim aqui trazer mais uma das minhas criações ^^
Não é de qualquer ângulo que você vai entender o porque de Sea Star... Como a maioria dos outros Kusudamas de 30 peças, a união de 5 peças forma uma estrela, e o estilo da peça cria mais ainda o efeito estrelar. Sem auxillio de cola, o Sea Star forma uma bola perfeita, apesar da montagem requerir alguma experiência na hora de colocar uma peça ou outra. Eis o resultado.

DIAGRAMA

Tem um vídeo que ensina a criação do módulo e da montagem básica de 6 peças (aumente o som, pois a música é extremamente relaxante)
Existem outros vídeos, mas foi com esse que eu aprendi

DICAS

Nº de Peças: 30
Só isso já basta para fazer o seu ;)

Ai... Começaram as aulas...

Boas Dobras!

Modelo "FIT" ou "5 Tetraedros"


De todos os que eu já montei, acho que esse é um dos meus favoritos.
Esse modelo realmente chama a atenção, sua montagem é simples, mas exige cuidados na hora de passar as peças entre si, é necessário que 3 ligações fiquem para fora e que no final apareçam alguns pentagramas que contribuem para a beleza desse modelo ;) Fica aí o desafio!

DIAGRAMA

Esse vídeo no youtube ensina tanto o módulo quanto a montagem (apesar da câmera sair do foco algumas vezes, na minha opinião só é necessária concentração e dedução para montar)
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CSdSH7XKTtQ

*EDITADO (14/08/09) - Mais um site que exicaa montagem:
http://kahuna.merrimack.edu/~thull/fit.html

DICAS

Nº de Peças: 30
Dica: Para a montagem, não é necessário seguir o vídeo todo, apenas observe os intervalos entre a colocação de um tetraedro e de outro e tente fazer com que o modelo fique na mesma posição que o do vídeo (fita adesiva ajuda nessa parte ;) ).

Quem sabe, para o primeiro tutorial do blog eu não explique com mais detalhes como montá-lo?

Boas Dobras!